Procedimento do tratamento para eliminar varizes
Nas Clínicas Dorsia adaptamos o tratamento de forma personalizada, em 5 ou 10 sessões. Para varizes grandes e complexas temos um tratamento avançado. Que se baseia na infiltração por injeções nas veias afetadas de um produto químico que provoca a reabsorção e a cicatrização das varizes. O número de sessões dependerá do número e do tipo de varizes de cada paciente.
Antes do tratamento: o médico especialista, após o diagnóstico médico, irá aconselhá-lo sobre qual o tratamento e o número de sessões, adequados ao seu caso específico. Antes do tratamento, o médico especialista analisará o exame Doppler para excluir quaisquer alterações venosas.
Durante o tratamento: é uma intervenção sem cirurgia que consiste na infiltração de uma microespuma nas veias afetadas. Este químico injetado provoca a reabsorção e a cicatrização das varizes. Para obter uma maior precisão, utiliza-se o dispositivo Vein lite que permite observar os ramos venosos.
Após o tratamento, as varizes desaparecem em 4-8 semanas. Após a sessão e durante todo o tratamento às varizes, o paciente deve evitar a exposição solar das áreas tratadas.
Contraindicações do Laser Vascular
Antes da intervenção para eliminar as varizes, o médico fará um diagnóstico clínico e um exame com o Doppler Vascular, para garantir que o sistema venoso profundo está normal e não haja nenhuma doença vascular grave. Sem isso, não se pode realizar o tratamento. Contudo, existem algumas contraindicações para a realização deste tratamentos como são as doenças sistémicas graves, infeções, gravidez, ou se estiver a tomar contracetivos orais. O médico realizará as questões e exames necessários para verificar se um paciente está apto para o tratamento.
Cuidados após o tratamento para eliminar as varizes
- Devem ser aplicados sacos frios (não congelados) no local de tratamento da varizes imediatamente após o tratamento para acalmar a área, reduzir a inflamação e aliviar as moléstias.
- Não é recomendada a utilização de sacos de gelo químicos com uma temperatura inferior a 4°C. Após o tratamento, podem-se utilizar gazes 4×4 húmidas colocadas dentro de um saco plástico.
- Após o tratamento da varizes, deve-se evitar todos os tipos de traumatismo na zona tratada durante os primeiros quatro ou cinco dias, nem: banhos quentes, massagens, exercícios de aeróbica, etc.
- Os pacientes devem usar protetores solares de alta proteção e proteger a área tratada da exposição solar durante o mês seguinte ao tratamento.
- Os pacientes são aconselhados a não participar em exercício físico exigente ou atividades semelhantes até que a pele recupere a sua aparência normal.