Balão Gástrico

Tratamento de 6 ou 12 meses

Em Minerva, a Unidade de Nutrição e Obesidade das Clínicas Dorsia, somos número 1 em tratamentos de obesidade. O Balão Gástrico é uma das nossas técnicas de redução de estômago sem cirurgia. Este tratamento combinado com o programa de seguimento e reeducação alimentar (Big Approaching), ajudar-lhe-á a perder o excesso de peso e adotar um estilo de vida saudável, além de recuperar a sua autoestima e confiança em si mesmo.

DETALLES DEL TRATAMIENTO

Todas consultas médicas
Exames Pré-operatórios
Anestesia
Hospital
Colocação do dispositivo
Plano de reeducação alimentar
Revisões

Tratamento com o Balão Gástrico de Minerva

O Balão Gástrico é o tratamento certo para perder peso, indicado para pessoas que depois de terem experimentado outros tratamentos dietéticos não conseguiram obter os resultados esperados. O Balão Intragástrico é considerado pelos especialistas como o método não invasivo mais eficaz e seguro para tratar a obesidade. Consiste na introdução de um balão de silicone esférico no estômago do paciente, com capacidade para ocupar parte do estômago e de proporcionar uma sensação de saciedade imediata e de longa duração. Tem uma duração de 6 ou 12 meses, tempo durante o qual o paciente estará envolvido no programa de reeducação alimentar (Big Approaching) para que consiga alterar os seus hábitos alimentares e adotar um estilo de vida mais saudável.

Pode-se perder mais peso com Balão Gástrico 12 meses do que com o Balão Gástrico de 6 meses, porque o tratamento e a reeducação alimentar duram muito mais tempo.

Vantagens do Balão Intragástrico

Com o Balão Intragástrico, o paciente consegue perder peso e exibir um corpo mais esbelto como sempre o desejou, de uma forma segura e eficaz. A colocação do Balão Intragástrico é o primeiro passo para a mudança do seu corpo, mas a grande vantagem deste tratamento está no plano de reeducação alimentar Big Approaching, que em conjunto com o balão podem mudar a sua vida para sempre.

  • Perda entre 12 a 30 quilos
  • Reduz o volume do estômago
  • A intervenção não dura mais de 30 minutos
  • Técnica não invasiva, não necessita de internamento
  • Sem incisões nem cicatrizes
  • A perda de peso inicia-se logo no dia seguinte à sua colocação
  • Rápida recuperação
  • Aumenta a autoestima e reduz a ansiedade
  • Reduz substancialmente o consumo de alimentos
  • A reeducação alimentar permite acabar com o excesso de peso e criar novos hábitos alimentares

Balão Intragástrico - Passo a passo

1

Primeiro passo: Realizam-se exames médicos

Realizam-se exames médicos para determinar o real estado de saúde do paciente (historial clínico, estudo antropométrico, estudo hormonal e psicológico).

2

Segundo passo: Dieta

Três dias antes da intervenção, o paciente realizará uma dieta líquida orientada pelo nutricionista.

3

Terceiro passo: O Balão intragástrico é introduzido no estômago de forma rápida

O Balão intragástrico é introduzido no estômago de forma rápida e simples sem necessidade de internamento. O Balão Intragástrico é um dispositivo esférico de silicone colocado via oral através de uma endoscopia ao estômago. Assim que colocado, é preenchido com uma solução salina estéril. Um procedimento ambulatório realizado com anestesia e que tem duração aproximada de 30 minutos. Passada uma hora da intervenção, o paciente pode voltar ao seu domicílio. Nos primeiros dias o paciente poderá notar algumas moléstias, que pouco a pouco desaparecerão.

4

Quarto passo: Revisões e inspeções recomendadas

Após a colocação, o paciente deverá comparecer às revisões e inspeções recomendadas. Para garantir o sucesso da intervenção é obrigatório seguir o plano de reeducação alimentar Big Approaching– um amplo plano de acompanhamento e aconselhamento nutricional que lhe ajudará a modificar os seus hábitos alimentares de forma que quando lhe for retirado o balão não tenha nenhuma recaída.

5

Quinto passo: Extrai-se o Balão intragástrico

Passados 6 ou 12 meses, dependendo do tratamento escolhido, extrai-se o Balão intragástrico, um procedimento que demora aproximadamente 30 minutos, similar à colocação (por via endoscópica e com sedação). Dois dias antes da retirada não poderá comer alimentos sólidos e 12 horas antes terá de fazer um jejum total, nem sequer pode tomar líquidos.

6

Sexto passo: Acompanhamento

Após a extração do Balão oferecemos-lhe mais 6 ou 12 meses adicionais de acompanhamento (1 sessão por mês), para comprovar que o paciente continua com bons hábitos alimentares.

Para quem está indicado o Balão Intragástrico

O Balão intragástrico está indicado para pessoas maiores de 18 anos, com um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 28 e até 40 e com obesidade do tipo I e II que ganharam peso devido a uma alteração do seu estilo de vida, gravidez ou outro tipo de perturbação que tenha como consequência um aumento de peso nada saudável. O Balão intragástrico é a forma mais segura e eficaz para perder peso rapidamente e os resultados são percetíveis logo no dia seguinte à intervenção. Ao fim de 6 ou 12 meses extrai-se o balão.

Antes e depois

Reeducação alimentar com o Big Approaching

Nas Clínicas Dorsia, a colocação do Balão Intragástrico é acompanhado com o Big Approaching, um complemento ao tratamento, para que durante os 6 meses o paciente se foque no mais importante: a reeducação alimentar. Neste complemento (Big Approaching) a alimentação é trabalhada e adaptada ao estilo de vida do paciente. Trata-se de reeducar de forma progressiva e eficaz, orientando a sua dieta para um estilo mais saudável e, trabalhando também a ansiedade e os picos de glicemia.

Deste modo, quando acabar o tratamento e lhe for retirado o Balão Intragástrico, terá hábitos alimentares adequados e desta forma não voltará a ganhar esses quilos que perdeu.

Pós-operatório do Balão Gástrico

A colocação do Balão intragástrico é uma intervenção não invasiva pelo que os riscos de uma infeção ou complicação cirúrgica são mínimos e a recuperação é rápida. O internamento é do tipo ambulatório, o que pressupõe um regresso rápido à sua rotina diária.

Primeiros dias: cuidados de saúde em ambulatório, o que pressupõe uma rápida recuperação e integração nas suas rotinas diárias. O paciente seguirá uma dieta líquida orientada por um nutricionista. Desde o primeiro dia, o paciente fará parte do programa de reeducação alimentar (Big Approaching) suportada pela equipa de nutricionistas Minerva.

Semanas seguintes: o paciente transita de alimentos líquidos a sólidos, passando primeiro por uma dieta mole. A duração de cada dieta depende da evolução de cada paciente e das indicações do nutricionista.

Primeiros meses: dependendo das caraterísticas e evolução de cada paciente, a equipa médica avaliará o momento apropriado para aumentar o volume do balão, como tal, aumentará também a sensação de saciedade.

Se for o Balão intragástrico de 6 meses, ao sexto mês depois retira-se o Balão, um procedimento similar ao da colocação do mesmo, com duração de cerca de 20 minutos. Em primeiro lugar, antes de retirar o balão do estômago, extrai-se a solução fisiológica. O paciente não deverá comer alimentos sólidos durante nas 72 horas prévias à intervenção, nem beber líquidos 12 horas antes da intervenção.

Para o Balão intragástrico de 12 meses: retira-se o Balão intragástrico através de uma endoscopia por via oral, um procedimento similar ao da colocação. Nesse momento, o paciente já terá adquirido um estilo de vida saudável devido ao programa de acompanhamento nutricional, ao acompanhamento médico e psicológico e à reeducação dos seus hábitos alimentares.

Resultados

O Balão Intragástrico não é uma cirurgia milagrosa, mas sim uma ferramenta com a qual poderá corrigir e mudar os seus hábitos alimentares. A sua participação e envolvimento no programa são fundamentais para que o tratamento tenha sucesso e dure por muito mais tempo. Normalmente, após a colocação do balão, há uma perda média entre 12 e 30 kg. No entanto, alguns dos nossos pacientes conseguiram perder 50 kg.

Perguntas Frequentes

Normalmente, após a colocação do balão, há uma perda média entre 12 e 30 kg. No entanto, alguns pacientes nossos conseguiram perder 50 kg. Os resultados dependem muito do nível de seguimento do programa de reeducação alimentar.

O Balão intragástrico 12 meses é um tratamento individualizado para cada paciente, assim sendo, está indicado para pacientes que apresentem excesso de peso de grau II a obesidades mórbidas. Ou seja, para pessoas com um IMC >27.

Durante os primeiros três dias poderá sentir náuseas e cãibras, mas são efeitos normais que desaparecerão ao fim de algum tempo. Os médicos especialistas das Clínicas Dorsia indicar-lhe-ão uma série de orientações necessárias para minimizar essas moléstias.

É natural que nos primeiros dias após a colocação tenha náuseas, vómitos ou dores abdominais. A intensidade irá diminuindo à medida que passem os dias e o estômago se habitue ao balão.

Sim, mas só no início do tratamento. Depois sentirá simplesmente uma sensação de saciedade constante pelo que poderá ingerir uma menor quantidade de alimentos. Poderá seguir uma dieta sem que sejam necessários grandes esforços.

Como se trata de um procedimento não invasivo, sem cirurgia, o período de recuperação costuma ser rápido. Habitualmente os pacientes demoram entre 24 a 48 horas a integrarem-se na sua vida quotidiana. No entanto, esse período dependerá do tempo em que o seu corpo se adapte ao balão.

Estudo clínicos revelam uma perda média de peso de 21kg ao fim de 6 meses e de mais de 35kg ao fim de um ano de tratamento, o que significa que, dependendo de cada caso, é possível alcançar um peso normal. A perda de peso final com o Balão intragástrico 12 meses poderá superar o dobro de um antigo balão.

O programa de alteração dos seus hábitos alimentares e estilo de vida é uma parte importante e fundamental do tratamento com o Balão Intragástrico de 12 meses. O Balão intragástrico ajuda-lhe a perder peso rapidamente, mas o seu nível de adesão ao programa influenciará o resultado final deste tratamento e ajudá-lo-á a não voltar a ganhar peso. É importante que compareça em todas as consultas e que ponha em prática todas as recomendações médicas.

Após a colocação, durante a primeira semana é recomendado que não se faça grandes esforços físicos. Depois, poderá fazer uma vida praticamente normal e até é aconselhável começar a praticar exercício físico juntamente com a dieta para alcançar melhores resultados.

O Balão intragástrico 12 meses tem um sistema de fixação não cirúrgico que impede o balão descer ao duodeno no caso de esvaziar-se.

Testemunhas do Balão Gástrico

Alguns pacientes que confiaram nas Clínicas Dorsia para mudar o seu estilo de vida contam-nos a sua experiência com o Balão Intragástrico. Porque não se sentiam bem consigo mesmos, porque sentiam um mal-estar físico constante ou até pela incapacidade em praticar exercício físico, embora moderado. Estes pacientes decidiram ir às nossas clínicas e agora partilham connosco a sua experiência pós-operatória e de que forma as suas vidas mudaram.

Preço do balão gástrico nas Clínicas Dorsia

Para as Clínicas Dorsia o mais importante é a sua saúde. Connosco poderá recuperar o seu bem-estar e esquecer para sempre o seu problema de excesso de peso ou obesidade.

O preço do Balão Gástrico dependerá do período total do tratamento, que normalmente é de 6 a 12 meses. Na primeira consulta gratuita de avaliação médica, ser-lhe-á indicado qual das duas opções é a mais recomendada ao seu caso.

Como qualquer outro processo de perda de peso, poderá financiar o Balão Gástrico de 6 e 12 meses em pequenas mensalidades adaptadas à sua economia.

Tratamentos relacionados

Dietas para Balão Gástrico

Endosleeve Gástrico

Método POSE

Sleeve Gástrico

Perda de peso com Minerva

Método ROSE

Marque a sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas
Primeira consulta gratuita