Método POSE

Redução do estômago sem cirurgia

Para aquelas pessoas que procuram uma solução à obesidade ou que queiram alterar os seus hábitos alimentares e, acima de tudo, melhorar a sua vida, apresentamos Minerva, a Unidade de Nutrição e Obesidade das Clínicas Dorsia, número 1 em tratamentos de obesidade em Espanha. Através do Método POSE pode reduzir o estômago sem cirurgia e em menos de 45 minutos. Ao Método POSE associa-se o seguimento médico, psicológico e nutricional de 12 meses, para assegurarmos que perde peso e nunca mais o volte a ganhar, além de adquirir competências necessárias para uma vida saudável.

DETALLES DEL TRATAMIENTO

Todas consultas médicas
Análises clínicas
Anestesia
Bloco Operatório
Programa de acompanhamento de 12 meses
Psicólogo
Reeducação alimentar
Revisões

Ultimate POSE: Redução do estômago sem cirurgia

Nas Clínicas Dorsia implementamos uma nova categoria no Método POSE para adequá-lo aos Índices de Massa Corporal mais elevados. O Ultimate POSE surge como uma nova solução para quem tem excesso de peso com valores superiores a um IMC de 40.

Após o diagnóstico médico e de acordo como IMC do paciente é recomendado o Ultimate POSE de 15 dobras ou o Ultimate POSE de 18 dobras.

  • Ultimate POSE de 15 dobras: adequado para pacientes com IMC de até 40 com apoio do POSE tradicional.
  • Ultimate POSE de 18 dobras: para pacientes com IMC até 45. Para aqueles pacientes com IMC superior podem também consultar a possibilidade do Ultimate POSE para o seu caso.

Antes e depois

Redução do estômago Método POSE by Minerva

O Método POSE é um tratamento para reduzir o estômago, sem cirurgia, para que possa perder peso eficazmente. Através de uma endoscopia, por via oral, reduz-se a capacidade do estômago aproximadamente 20 a 25%, realizando-se pequenas dobras em diferentes regiões do estômago: na parte superior – fundo gástrico – para conseguir uma sensação de saciedade, e nas zonas inferiores – antro pilórico – para abrandar a drenagem da comida. A intervenção é o início de uma mudança do estilo de vida do paciente e, assim que realizada começará o programa de reeducação alimentar em conjunto com o seguimento médico e psicológico, com intuito de que o paciente adquira hábitos alimentares saudáveis. Durante este processo o paciente contará com o apoio e aconselhamento da equipa multidisciplinar da Unidade Minerva: médicos, nutricionistas, endoscopistas e um coach.

Vantagens da redução de estômago Método POSE

  • Não deixa cicatrizes
  • Sensação de saciedade imediata, evita a vontade de comer
  • Começa a perder peso logo no dia seguinte à intervenção
  • Com a reeducação alimentar conseguirá um estilo de vida mais saudável
  • Sem efeitos colaterais devido ao seu programa de seguimento médico

Passo a passo da redução de estômago Método POSE

1

Primeiro passo: Duas semanas antes da Lipoaspiração

Realizam-se exames médicos para determinar o real estado de saúde do paciente: historial clínico, estudo antropométrico, estudo hormonal, eletrocardiograma, radiografias e avaliação psicológica.

2

Segundo passo: Dieta

Três dias antes da intervenção do Método POSE, e assim que realizados todos os exames médicos, o paciente iniciará uma dieta líquida preparada pelos nutricionistas.

3

Terceiro passo: O Método POSE realiza-se através de uma endoscopia

O Método POSE realiza-se através de uma endoscopia, por via oral, sob anestesia geral e com duração aproximada de 45 minutos, dependendo sempre da anatomia do paciente. Com recurso à endoscopia introduzem-se os instrumentos necessários até ao estômago com os quais serão realizadas as ditas dobras nas paredes do estômago, nas regiões inferiores e superiores:

    • Na zona superior – fundo gástrico – onde se encontra a hormona grelina responsável por provocar a sensação de fome. Esta hormona aumenta em números elevados antes de comer e diminui após a ingestão de alimentos, pelo que reduzir o tamanho do fundo gástrico fará com que o paciente tenha uma sensação de saciedade mais rápida.
    • Ao reduzir a base do estômago – antro pilórico- abranda a drenagem gástrica provocando que apareça mais tarde a vontade de comer.
4

Quarto passo: O pós-operatório do Método POSE

O pós-operatório do Método POSE é bastante simples por se tratar de uma técnica não invasiva. Dependendo de cada paciente, duas horas de repouso são sempre necessárias, mas pode ser preciso ficar uma noite internado. Alguns dias depois é realizada uma avaliação médica para verificar se a evolução do tratamento. Ao mesmo tempo dá-se início ao programa de acompanhamento médico durante os próximos 12 meses, para garantir a máxima eficácia do tratamento e evitar o chamado efeito ioiô.

5

Quinto passo: A Tecnologia POSE

A Tecnologia POSE é o único equipamento médico que comprova que estamos a trabalhar na camada correta do estômago, ou seja, que a dobra é “transmural”.  A partir das 8 semanas, as “dobras” realizadas fusionam-se e passam a ser definitivas.

Para quem está indicado o Método POSE

A técnica POSE está indicada para pacientes com problemas de obesidade e com Índices de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 40, ou seja, para pessoas com 15 a 35 quilos de excesso de peso. A redução de estômago com recurso às dobras feitas em sítios específicos do estômago fazem com que o paciente perca peso de forma progressiva. Durante o tratamento, o paciente aprenderá também novos hábitos alimentares que o ajudarão a ter uma vida mais saudável evitando ganhar peso de novo (efeito ioiô). Recomendado sobretudo para os casos de comorbidade. O médico, após o estudo do caso e depois de realizados uma série de exames, determinará se o paciente está apto ou não para o Método POSE.

Reeducação alimentar e acompanhamento médico com o Método POSE

Voltar a ganhar peso é um problema complexo ao qual podem contribuir diversos fatores. Alguns são genéticos e hereditários e não podem ser modificados, no entanto outros são comportamentais, que são adquiridos ao longo da vida. É importante que o paciente compareça nas consultas de seguimento com a equipa médica para receber formação e apoio necessário para conseguir alcançar o seu objetivo, reduzir peso. Para perder o máximo de peso possível, o paciente se beneficiará de uma reeducação alimentar, que faz parte do programa Minerva. Um plano completo de acompanhamento e aconselhamento nutricional para alterar os seus hábitos alimentares e evitar o efeito ioiô. Desta forma, consegue-se melhores resultados, e além disso, adquirirá um estilo de vida saudável e um aumento da sua autoestima.

Não se trata de que o paciente passe fome, nem que deixe de comer, nem sequer de eliminar drasticamente os seus hábitos alimentares, trata-se sim de oferecer uma reeducação alimentar ao paciente para que maneira progressiva e eficaz torne os seus hábitos alimentares mais saudáveis, e desta forma trabalhar também a ansiedade e os picos de glicemia.

Testemunhos do Método POSE

O Método POSE, quando comparado com outras cirurgias bariátricas, permite reduzir o estômago sem cirurgia e de forma segura. Virna, Sagrario, Francisco e Úrsula contam-nos as suas experiências com o Método POSE, o pós-operatório e porquê escolheram as Clínicas Dorsia para serem operados, algo que lhes mudou a suas vidas para sempre.

Pós-operatório da redução de estômago Método POSE

Esta redução de estômago é uma cirurgia não invasiva, desta forma há menos risco de infeções e de complicações cirúrgicas. A recuperação é rápida, o paciente pode regressar à sua vida laboral 24-48 horas depois da intervenção.

  • Dia da intervenção: após a operação, normalmente o paciente deverá ser internado ou ficar pelo menos duas horas em repouso total.
  • 3-4 dias depois: Poucos dias depois realiza-se uma avaliação médica para verificar se a evolução é a correta. Em seguida, começa-se o programa de seguimento médico que se deverá realizar nos meses seguintes, para garantir a máxima eficácia do tratamento. A equipa de nutricionistas preparará uma dieta que o paciente deverá cumprir escrupulosamente para alcançar o seu objetivo.
  • Nas duas semanas seguintes à intervenção, o paciente ainda não poderá ingerir alimentos sólidos, deverá realizar uma dieta líquida consistente em água, caldos ou sopas com baixo teor de gordura e sumos de frutas sem adição de açúcares. As refeições devem estar divididas ao longo do dia. Em relação à prática de exercício físico, recomenda-se andar pelo menos 30 minutos por dia.
  • A partir do primeiro mês os alimentos sólidos já estarão incluídos na dieta.
  • Passado um ano, o paciente deverá apresentar-se nas revisões médicas, nutricionais e psicológicas para conseguir uma perda de peso gradual e eficaz, evitando o efeito ioiô e ter um estilo de vida saudável.

Resultados Método POSE

Com este tratamento consegue-se reduzir 44-55% do excesso de peso corporal. A perda de peso é gradual e começa logo no dia seguinte à intervenção. Nos 3 meses seguintes, a perda de peso varia entre 600 g a 1,5 kg (peso médio que um paciente perde, os resultados variam de acordo com o grau de participação no programa). Como todos os tratamentos bariátricos, os resultados são melhores se o paciente realizar um processo de reeducação alimentar. Deste modo, garante uma mudança definitiva, uma vez que aprende a utilizar todas as ferramentas para ter uma vida mais saudável.

Perguntas Frequentes

Trata-se de um método de redução do estômago sem incisões. É feito através de endoscopia por via oral, ou seja, uma intervenção rápida. É um tratamento pouco doloroso, o que significa que o tempo de recuperação pós-operatório é rápido, assim como os riscos de infeção e de complicações cirúrgicas são mínimos.

Depois da intervenção, uma equipa médica acompanhar-lhe-á com o programa de seguimento e reeducação alimentar, para que os resultados sejam mais eficazes e para que possa perder o máximo de peso possível. Pode-se perder entre 45- 55% do excesso de peso, porque as dobras feitas no estômago além de reduzir a capacidade de armazenamento dos alimentos abrandam o esvaziamento gástrico. Desta forma, a sensação de saciedade é mais prolongada e o apetite diminui. Começará a perder peso logo no dia seguinte à intervenção, e, dependendo da sua participação e envolvimento no programa de seguimento, perderá peso de forma gradual e ganhará hábitos alimentares saudáveis.

Como é uma intervenção sem necessidade de incisões, o processo de recuperação é bastante rápido e praticamente indolor. Normalmente, o internamento é do tipo ambulatório, no entanto há casos em que se recomenda ao paciente permanecer uma noite internado no hospital, para se poder verificar a sua evolução. O tratamento tem uma duração aproximada de 45 minutos e em 24/48 horas já poderá regressar à sua vida laboral, sem moléstias e sem que se note que foi submetido a uma operação.

Durante a primeira semana não deverá planificar nenhuma atividade física intensa. Após esse período poderá fazer as suas atividades normais. Recomenda-se iniciar um programa regular de exercício físico, que melhorará o êxito deste tratamento.

Não se pode comer tudo o que lhe apeteça, obviamente também não quererá comer tanto como estava habituado devido à sensação de saciedade provocada pela redução do estômago. Após a intervenção ter refeições excessivas podem ser perigosas, uma vez que as dobras feitas no estômago têm de se fixar e cicatrizar-se bem.

A redução de estômago através do Método POSE não é uma cura milagrosa, mas sim um elemento permanente e de natureza fisiológica para ajudar-lhe a mudar o seu estilo de vida. A sua participação e envolvimento no programa dar-lhe-á a educação e o apoio necessários para mudar os seus hábitos alimentares para ter mais possibilidades de sucesso. Como tal, é necessário apresentar-se nas consultas de seguimento programadas.

Preço da redução de estômago sem cirurgia com método POSE nas Clínicas Dorsia

Nas Clínicas Dorsia somos verdadeiros pioneiros no uso de novas técnicas e métodos para emagrecer e perder peso. Atualmente, temos a possibilidade de reduzir a capacidade do seu estômago sem recorrer à cirurgia.

O preço do Método POSE é desde 126€/mês com tudo incluído e com um programa personalizado de reeducação alimentar fundamental para aperfeiçoar a sua perda de peso. Terá uma equipa médica das Clínicas Dorsia que irá acompanhá-lo ao longo de todo o processo, para que possa recuperar a sua saúde e esquecer para sempre dos seus problemas de obesidade.

Tratamentos relacionados

Dietas para Balão Gástrico

Balão Gástrico

Endosleeve Gástrico

Sleeve Gástrico

Perda de peso com Minerva

Método ROSE

Marque a sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas
Primeira consulta gratuita