O que é uma contratura capsular?
A contratura capsular é a complicação que mais preocupa as pacientes após um implante mamário, ainda que na atualidade seja um risco relativamente baixo. A contratura capsular é uma reação ao corpo estranho durante a cicatrização. Quando a resposta é excessiva faz com que a mama fique dura e em muitos casos dolorosa.
Procedimento da cirurgia da contratura capsular
Em primeiro lugar, a paciente deverá apresentar-se numa consulta nas Clínicas Dorsia onde um cirurgião plástico fará um estudo do seu caso, determinar o grau de encapsulamento que vai desde o mais mole até ao mais duro. Para verificar se a paciente está apta para a cirurgia serão pedidos análises ao sangue e outros exames pré-operatórios, de acordo com as prescrições do cirurgião responsável.
O cirurgião plástico determinará que tipo de técnica irá utilizar dependendo sempre do grau de encapsulamento, da complexidade do mesmo e dos resultados dos estudos pré-operatórios realizados previamente à paciente. As técnicas mais utilizadas são:
- A capsulotomia: é uma técnica cirúrgica em que o cirurgião corta com um bisturi a cápsula. Não é utilizada frequentemente porque a cápsula permanece e por haver uma elevada percentagem de reprodução de um novo encapsulamento.
- A capsulectomia: é uma técnica cirúrgica em que remove completamente a cápsula que envolve o implante, sem que seja necessário a troca de implante.
A intervenção à contratura capsular ou encapsulamento realiza-se aproveitando a cicatriz realizada na primeira operação.
Nos casos em que o encapsulamento seja verificado após a cirurgia ou durante os primeiros 6 meses, pode ser resolvida com tratamentos não cirúrgicos, como massagens à mama.
Perfil de paciente com contratura capsular
A cirurgia para resolver a contratura capsular está indicada para aquelas mulheres que foram colocados implantes mamários.
Previamente, o cirurgião plástico deve verificar o grau da contratura capsular e determinar se é necessária uma intervenção cirúrgica. Só será realizada a intervenção cirúrgica passados 6 meses após a implantação mamária, porque durante os primeiros 6 meses o encapsulamento pode ser resolvido com tratamentos não cirúrgicos.
Pós-operatório do tratamento da contratura capsular
- 48 horas após a cirurgia de encapsulamento, a paciente poderá sentir alguns desconfortos e esticões.
- Sob supervisão médica pode-se recorrer a um tratamento analgésico para reduzir tais desconfortos.
- Inflamação, manchas nas mamas e moléstias ao realizar movimentos ocorrem frequentemente após a cirurgia.
- Em alguns casos podem ser acompanhados de uma sensação de tensão e perda de sensibilidade que é normal após uma cirurgia.
- Para a obtenção de uma melhor resultado, a paciente deverá seguir todas as indicações médicas facilitadas pelos nossos cirurgiões plásticos.
- Nas Clínicas Dorsia os nossos cirurgiões plásticos continuarão a realizar revisões um ano após a intervenção, com a intenção de conhecer as impressões das pacientes e verificar se a cirurgia foi bem-sucedida.