Sleeve Gástrico

Redução do estômago com cirurgia

Em Minerva, Unidade de Nutrição e Obesidade das Clínicas Dorsia, somos o número 1 em tratamentos de obesidade. Das consultas existentes na Unidade Minerva, destacamos a solução para perder peso através do Sleeve Gástrico, uma técnica que consiste em reduzir até 80% da capacidade do estômago. O Sleeve Gástrico ou gastrectomia vertical é realizado por um cirurgião bariátrico num estabelecimento hospitalar autorizado.

DETALLES DEL TRATAMIENTO

Todas consultas médicas
Exames Pré-operatórios
Anestesia
Hospital
Programa de acompanhamento de 24 meses
Acompanhamento médico e nutricional
Revisões anuais

Tratamento Sleeve Gástrico

O Sleeve Gástrico ou gastrectomia vertical é uma intervenção minimamente invasiva realizada com recurso a uma laparoscopia. Reduz-se 80% do estômago, modificando a sua forma e convertendo-o numa espécie de tubo ou manga (sleeve em inglês).

Com este tratamento o paciente terá uma sensação de saciedade antes pelo que consumirá menos quantidade de alimentos. Isto porque terá um estômago mais pequeno e criará menos grelina (hormona relacionada com a saciedade). Durante todo este processo, o paciente receberá apoio e aconselhamento de uma equipa multidisciplinar formada por: médicos, cirurgiões, nutricionistas, coach e de toda a equipa de especialistas da Unidade Minerva.

Vantagens do Sleeve Gástrico

  • Cirurgia minimamente invasiva com menos desconfortos pós-operatórios.
  • Reduz 80% do estômago.
  • Perda de 70-80% do excesso de peso.
  • A cirurgia não influi no funcionamento normal do estômago, mas sim na sua capacidade. Ou seja, terá menos espaço para a comida pelo que se sentirá saciado antes.
  • Aumenta a autoestima e reduz a ansiedade provocada pelo excesso de peso.
  • A perda de peso inicia-se logo no dia seguinte à intervenção.
  • Combate doenças relacionadas com a obesidade.

Passo a passo com o Sleeve Gástrico

1

Primeiro passo: Consulta com o médico

Realizam-se exames médicos para determinar o real estado de saúde do paciente: historial clínico, estudo antropométrico, estudo hormonal, eletrocardiograma, radiografias e avaliação psicológica.
2

Segundo passo: A dieta

Duas semanas antes da cirurgia o paciente iniciará uma dieta líquida.
3

Terceiro Passo: Intervenção

Antes da cirurgia, introduz-se dióxido de carbono no estômago para expandir a sua capacidade e para que os cirurgiões possam manipular os instrumentos cirúrgicos como maior facilidade e visibilidade. Um laparoscópio é um instrumento para observação endoscópica que permite aos cirurgiões visualizarem a capacidade do abdómen e controlarem a intervenção cirúrgica. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, realizada com 2 a 5 incisões de 5 a 10 mm para introduzir os instrumentos cirúrgicos e o laparoscópio. Assim que terminada a cirurgia laparoscópica, liberta-se gás e suturam-se as incisões.
4

Quarto Passo: O período pós-operatório

O procedimento cirúrgico tem uma duração aproximada de 2 horas, após a qual o paciente ficará internado 2 noites numa unidade hospitalar.
5

Quinto Passo

Nos primeiros dias o paciente notará umas leves moléstias no abdómen, que desaparecerão em poucos dias. Depois da cirurgia haverá que reintroduzir a alimentação de forma progressiva, 2 semanas de dieta líquida mais 2 semanas de dietas moles, até que finalmente sejam incluídos alimentos sólidos.
6

Sexto Passo

O acompanhamento posterior à intervenção é de extrema importância, durante o primeiro ano consistirá numa consulta semanal. No segundo ano, o paciente terá uma consulta por mês. Dois anos de acompanhamento fundamentais para alcançar o objetivo.

Para quem está indicado o Sleeve Gástrico?

Sleeve Gástrico está indicado para pacientes com obesidade severa e mórbida com um IMC superior a 40. Ao longo do tempo consegue-se excelentes resultados em pessoas com problemas de excesso de peso. Além disso, o Sleeve Gástrico está indicado para pacientes obesos que tenham associadas outras patologias, como por exemplo, hipertensão, diabetes, síndrome de apneia, doenças coronárias, etc.

Testemunhas do Sleeve Gástrico

Jessica Tellado conheceu-nos através da Internet, quando procurava informação acerca de tratamentos para perder peso. Explica-nos o procedimento e o pós-operatório da sua intervenção com o Sleeve Gástrico, e, de que maneira melhorou a sua vida após a cirurgia. Destaca a atenção recebida nas Clínicas Dorsia de Castellón: “estiveram todo o tempo a cuidar de mim, até me ligavam para saber como estava e como estava a reagir ao tratamento”.

Pós-operatório do Sleeve Gástrico

Após a intervenção, o paciente permanecerá internado 2 dias. Normalmente, ao fim de uma semana o paciente já poderá voltar ao seu trabalho e ao fim de um mês até já pode praticar desporto. Depois da cirurgia é fundamental seguir as instruções do seu médico e realizar uma dieta líquida e semilíquida durante 4 semanas. Aos poucos serão acrescentados alimentos moles para depois passar aos sólidos.

Depois da cirurgia do Sleeve Gástrico é de extrema importância seguir as dietas indicadas pelos especialistas para que os objetivos sejam alcançados. Apesar de nunca mais voltar a comer da mesma forma e com as mesmas quantidades, o paciente deverá aprender a consumir tudo de uma forma adequada e o mais saudável possível.

Resultados do Sleeve Gástrico

A maioria dos pacientes que se submetem à cirurgia do Sleeve Gástrico perdem uma grande parte do seu excesso de peso durante os primeiros 6 a 12 meses. As doenças associadas à obesidade (diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia…) começam a desaparecer o que se reflete na saúde do paciente. Para que o tratamento tenha sucesso é necessário também comparecer nas consultas com nutricionistas durante 2 anos. O acompanhamento nutricional é realizado por um médico da Unidade Minerva e durante todo este processo receberá apoio de nutricionistas, coach e de toda uma equipa de especialistas da Unidade Minerva.

Primeiro ano:

Avaliação da evolução semanal com o médico na clínica.

Segundo ano:

Avaliação da evolução mensal com o médico na clínica.

Perguntas frequentes sobre o Sleeve Gástrico

Através de laparoscopia consegue-se reduzir o estômago e evitar grandes incisões com bisturi que normalmente são usadas nas cirurgias bariátricas convencionais. Isto implica menos moléstias durante o período pós-operatório e menos tempo de internamento hospitalar. Sendo uma técnica minimamente invasiva e devido ao pequeno tamanho das incisões (entre 5-10 mm), a recuperação é mais rápida e minimizam-se as possibilidades de aparecimento de infeções.

De um modo geral, os pacientes perdem uma grande parte do seu excesso de peso durante os primeiros 6 e 12 meses. Os resultados dependem também do grau de participação do paciente no programa de acompanhamento e reeducação alimentar.

Para garantir o êxito total do Sleeve Gástrico, é recomendável seguir o plano de reeducação alimentar, um programa de seguimento e aconselhamento nutricional realizado pelos psicólogos e nutricionistas que ajudar-lhe-ão a mudar os seus hábitos alimentares. 

Embora dependa de cada caso, normalmente uma semana depois da intervenção poderá voltar à sua rotina diária. No entanto, cabe ao médico decidir e aconselhar-lhe sobre os prazos de recuperação.

Tratamentos relacionados

Dietas para Balão Gástrico

Balão Gástrico

Endosleeve Gástrico

Método POSE

Perda de peso com Minerva

Método ROSE

Marque a sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas
Primeira consulta gratuita