O lipofilling, uma nova inovação da medicina regenerativa utilizada na área da medicina estética, permite servir-se das nossas próprias células adiposas, a nossa própria gordura, para preencher irregularidades ou dar volume nas zonas que desejamos.
O lipofilling é uma técnica revolucionária que permite preencher com gordura da própria pessoa, irregularidades em determinadas partes do corpo (como por exemplo sulcos, rugas, aumento mamário, aumento dos glúteos, etc.).
A ideia é extrair gordura (células adiposas) das zonas onde estava a mais, como por exemplo nos joelhos ou barriga. Selecionam-se as células mais jovens, pois são as que duram mais tempo, que depois são usadas para preencher rugas ou volumes perdidos (como por exemplo para o aumento dos glúteos).
Com a técnica do lipofilling conseguem-se resultados muito naturais, uma vez que as células adiposas que se encontram no tecido têm uma caraterística muito especial: são células capazes de autorregenerarem-se.
O tecido adiposo tem um “instinto natural de sobrevivência”, os adipócitos continuam a crescer e quando atingem uma determinada medida permitem a criação de outras células que contêm exatamente as mesmas caraterísticas.
Além disso, têm a capacidade de adaptarem-se à nova zona do organismo onde são injetados. Ou seja, como o nosso corpo tem “memória”, as células de gordura são capazes de regenerar-se em qualquer zona do corpo onde foram injetadas através do lipofilling, independentemente da sua origem.