Redução de estômago sem cirurgia: Método ROSE
O Método Rose é uma técnica minimamente invasiva de redução do estômago, sobretudo para pacientes que já se submeteram a uma cirurgia bariátrica e com o tempo voltaram a ganhar peso. Através de uma endoscopia, por via oral, volta-se a suturar a parede do estômago realizando várias dobras para reduzir a sua capacidade. Após a intervenção, o paciente começará o programa de acompanhamento e reeducação alimentar. Durante todo este processo o paciente será apoiado e aconselhado pela equipa multidisciplinar da Unidade Minerva: médicos, psicólogos, nutricionistas e coach.
Vantagens do Método ROSE Redução de Estômago
- É a alternativa a uma nova cirurgia bariátrica.
- Processo pouco invasivo que não deixa cicatrizes.
- Recuperação rápida.
- Acompanhamento psicológico e nutricional.
- Menos suturas.
Passo a passo da Redução de estômago Método ROSE
- O corpo médico realizará uma revisão médica exaustiva para determinar o estado real do paciente. Na avaliação pré-operatória efetuam-se os seguintes exames: estudo hormonal, eletrocardiograma, estudo antropométrico e avaliação psicológica.
- Antes da cirurgia, o paciente deverá passar por uma dieta líquida durante 3 dias. Um programa alimentar elaborado pela equipa de nutricionistas da clínica.
- O Método Rose é um procedimento endoscópico feito por via oral, com duração aproximada de 1 hora. A duração da intervenção pode variar por ser um procedimento adequado ao paciente.
- Com a técnica Rose volta-se a reduzir a capacidade do estômago do paciente através de mais 3 ou 4 dobras em pontos estratégicos do estômago. Um procedimento similar ao Método Pose, mas que utiliza menos suturas (12 com POSE).
- A recuperação é mais confortável que outras técnicas bariátricas, por se realizar sem incisões. Nas primeiras 24 horas o paciente deve ficar internado. Uma semana depois da operação realiza-se uma revisão médica para comprovar se a evolução é a mais adequada.
- O paciente inicia o programa de acompanhamento nutricional e psicológico que tem a duração de 1 ano. O objetivo deste programa é que o paciente aprenda hábitos alimentares que lhe ajudem a ter um estilo de vida mais saudável e sem efeitos secundários.
Para quem está indicado o Método ROSE
O método Rose está indicado para pacientes que já realizaram alguma cirurgia bariátrica e com o tempo voltaram a ganhar peso, ou para aqueles pacientes que conseguiram perder peso, mas não alcançaram o seu objetivo. A redução de estômago realiza-se através de 2 a 4 dobras em pontos específicos do estômago. Após uma série de exames e estudos do caso, o médico determinará se o paciente está apto ou não para este tratamento.
Reeducação alimentar e acompanhamento médico com o método ROSE
Com a reeducação alimentar e o acompanhamento médico proporcionámos ao paciente as ferramentas necessárias para ter uma vida mais saudável.
O paciente receberá apoio durante um ano de uma equipa multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos, endoscopistas, coach… O medo de voltar a ganhar peso é uma realidade que preocupa o paciente. O método ROSE da nossa Unidade de Nutrição e Obesidade Minerva, inclui um plano alimentar e um aconselhamento nutricional. Fazer com que o paciente aprenda novos hábitos alimentares para ter uma vida mais saudável e que não volte a ganhar peso são os principais objetivos deste método.
Perguntas frequentes sobre o Método ROSE
+ Qual a diferença entre o Método ROSE com outras cirurgias bariátricas?
Este tratamento está indicado para pacientes que já realizaram outras cirurgias bariátricas e voltaram a ganhar peso. É uma opção simples e segura para que consiga alcançar o seu objetivo. A redução de estômago é feita sem incisões, assim que a recuperação é muito mais rápida e os riscos de infeções e outras complicações muito menores.
+ Quanto peso perderei com o Método Rose?
No Método ROSE estão incluídos dois programas para ajudar o paciente a alcançar o seu objetivo, um de reeducação alimentar e outro de acompanhamento médico. Os pacientes que se submetem ao Método ROSE conseguem perder entre 45% a 55% do excesso de peso. Os resultados são percetíveis logo a seguir à intervenção. A perda de peso ocorre gradualmente e o resultado final dependerá em parte do grau de envolvimento do paciente.
+ Como é o pós-operatório do Método Rose?
A redução de estômago é feita por via oral e através de uma endoscopia. Não são realizadas incisões, assim que terá uma recuperação muito mais rápida e menos incómoda. É um procedimento cirúrgico ambulatório, ainda que o corpo médico aconselhe a alguns pacientes o internamento hospitalar de pelo menos 24 horas, dependendo da evolução de cada um. A realização das dobras no estômago é um processo que tem uma duração aproximada de 60 minutos. Recomenda-se repouso de 48 horas. A partir desse momento poderá voltar à sua rotina diária.
+ Depois do procedimento do Método Rose é necessário visitar frequentemente o médico?
Grande parte do sucesso deste tratamento está no programa de acompanhamento médico e no programa de reeducação alimentar, por isso o paciente visitará frequentemente a equipa médica que o acompanhará neste processo.
+ O Método Rose condiciona as atividades físicas?
Nas primeiras 48 horas o paciente deve ficar em repouso. Deve evitar as atividades intensas durante os primeiros dias. Uma dieta saudável e a prática de desporto são fundamentais para que o paciente alcance o seu objetivo, mas sempre sob vigilância médica.
+ Posso comer o quero? Há restrições alimentares?
Através do Método Rose reduz-se a capacidade do estômago com pequenas dobras, desta forma se sentirá saciado antes. A Unidade de Nutrição lhe entregará um plano nutricional personalizado para que alcance o seu objetivo.
+ Para que o programa tenha sucesso devo participar nas consultas de acompanhamento?
No acompanhamento médico aprenderá os hábitos alimentares necessários para que o seu estilo de vida mude. Aprenderá tudo o necessário para que os resultados sejam duradouros e bem-sucedidos.