Aumento mamário e desporto: atividades físicas após cirurgia mamária

O aumento mamário tornou-se a rainha das cirurgias corporais da estética e da beleza. Todos os anos, centenas de pacientes passam pelas nossas clínicas e bloques operatórios à procura de melhorar definitivamente o volume e a forma da mama.

PÓS-OPERATÓRIO E RECUPERAÇÃO APÓS AUMENTO MAMÁRIO

Embora por trás de cada uma destas mulheres se esconda uma história diferente, todas elas partilham o desejo e a ilusão de alcançar o resultado desejado. Mesmo assim, este procedimento cirúrgico ainda gera muitas dúvidas e incertezas entre os pacientes.

Entre todas as questões que nos costumam fazer no âmbito das consultas médicas, há uma que está sempre presente, especialmente nas mulheres com maior atividade física: se o aumento mamário pode afetar à sua rotina desportiva.

Os tempos de recuperação e o pós-operatório são questões básicas a ter em conta antes de dar o grande passo e realizar uma mamoplastia de aumento.  Para poder esclarecer as dúvidas, a equipa médica da Dorsia explica o calendário de recuperação desta cirurgia estética e, mais importante, quando é recomendado voltar à realização de desporto após um aumento mamário.

PÓS-OPERATÓRIO E RECUPERAÇÃO APÓS AUMENTO MAMÁRIO

A primeira coisa que deve saber é que estes tipos de operações do peito não a impedem de voltar a praticar desporto. Só é preciso esperar o tempo necessário para que a mama seja completamente recuperada e não ocorram danos e inconvenientes.

  • Primeiros 15 dias: durante as duas primeiras semanas é aconselhável tentar manter o descanso máximo e não realizar qualquer tipo de atividade que exija grande intensidade física. Nem mesmo levantar peso em casa ou quando vai às compras. Embora possa voltar ao seu dia-a-dia, o melhor é tentar usar os músculos do tronco superior o menos possível. Lembre-se que é essencial que use sempre o soutien pós-operatório ou a banda de compressão mamária entregue pelo cirurgião plástico.
  • Terceira e quarta semana: pouco a pouco, vamos sentir uma melhoria e o nosso peito irá perder essa inflamação tão comum devido à intervenção médica. É verdade que ainda não se pode praticar desporto com movimentos rápidos, mas podemos optar por retomar as atividades mais leves e com uma intensidade moderada. A melhor opção são exercícios de pernas, exercício de bicicleta estática e abdominais.
  • A partir do segundo mês: se as avaliações correrem bem e se sentir confortável pode voltar a realizar praticamente todo o tipo de atividades físicas, exceto aquelas de contacto direto que terão de esperar um pouco mais. Claro, sempre com o seu soutien pós-cirúrgico desportivo especial.
  • Após os primeiros três meses: neste momento, o seu peito estará quase 100% recuperado, o que significa que poderá realizar qualquer desporto. Desde natação até ao boxe, basquetebol, pádel ou o que quiser. Se tiver dúvidas e ainda não se sentir muito confortável, é melhor avaliar a sua situação com o cirurgião plástico durante as revisões. Não há problema em esperar um pouco mais para estar completamente seguro e preparado.

Mamoplastia de aumento, então quando posso retomar o desporto?

Cada atividade e desporto requer um tempo de recuperação para poder voltar a ser praticado com total normalidade e sem qualquer cuidado adicional. Não importa se os implantes são redondos, anatômicos ou ergonómicos, a colocação de próteses mamárias Motiva não constitui qualquer inconveniente para a prática final da atividade desportiva.

Se, no seu caso, realizar exercícios de musculação peitoral, deve saber que terá de esperar pelo menos 30 dias após a operação de mamoplastia aumentada para poder voltar a fazê-los.

Como cada desporto é um mundo, o melhor é avaliar a situação com a equipa médica e as assessoras nas sessões de avaliação para que possam aconselhá-lo em todo o momento. Elas estarão à sua disponibilidade para responder a todas as suas perguntas.

AUMENTO MAMÁRIO E DESPORTO: RECOMENDAÇÕES A TER EM CONTA EM TERMOS DE ATIVIDADE FÍSICA

Dependendo do desporto praticado, terá de seguir uma série de recomendações ou orientações médicas. Aqui está uma lista das atividades mais comuns:

  • Running: as runners terão de esperar cerca de dois meses para retomar normalmente esta atividade. E sempre usando um soutien desportivo de grande apoio.
  • Natação: assim como para correr, será necessário retomar esta atividade um mês e meio após a intervenção. Não só porque a cicatriz pode ser infetada, mas também porque a pele está geralmente muito esticada e pode causar desconforto no derrame.
  • Yoga e pilates: estes são os primeiros exercícios que pode retomar. Depois de um mês pode voltar às suas atividades matinais.
  • Musculação e aptidão: deve evitar implantes submusculares, pois podem afetar o seu peitoral. Se pratica muita musculação, o melhor é falar com a equipa médica da sua clínica Dorsia para que possam fazer um planeamento e horário personalizados.
  • Mergulho: as mulheres que são operadas no peito podem praticar mergulho sem qualquer inconveniente. Só terá de deixar que o processo de cura termine para estar totalmente recuperada.

Agora que conhece o calendário pós-operatório completo do aumento mamário e do desporto, não hesite e marque já esta cirurgia mamária.

Partilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Marque a sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas
Primeira consulta gratuita

Notícias populares

Eliminar pata galinha
Cirurgia e medicina estética

Como eliminar as pata de galinha?

Reza a lenda que as rugas pés de galinha são o reflexo das nossas experiências. Se estão orientados para cima, é que nos rimos muito,