Excesso de peso ou obesidade? Ajudamo-lo a detetar o seu problema de peso

Damos-lhe as chaves para que possa saber se tem excesso de peso ou obesidade e as diferentes alternativas médicas a estes problemas de saúde.

COMO PERDER PESO SE TIVER EXCESSO DE PESO

A diferença entre o excesso de peso e a obesidade reside no IMC da pessoa, calcular o IMC é muito simples e a fórmula matemática é a seguinte:

IMC = peso em kg/ altura em metros quadrados

Dependendo do resultado da operação, o paciente pode ter excesso de peso ou obesidade. Se tiver entre 25 e 29’9 falaremos de excesso de peso, a partir dos 30 já seria obesidade. Uma vez que sabemos se temos excesso de peso ou obesidade a questão é clara, como podem os especialistas da Minerva, a unidade de nutrição e obesidade  das Clínicas Dorsia, ajudar-me a melhorar a minha saúde?

COMO PERDER PESO SE TIVER EXCESSO DE PESO

Como já esclarecemos anteriormente, falaremos sobre o excesso de peso em pacientes cujo IMC está entre os 25 e os 29,9. No entanto, dentro do excesso de peso pode ter grau I e grau II e as recomendações são diferentes para cada tipo de paciente.

Perder peso se tiver excesso de peso grau I

Se ao calcular o IMC nos der um número entre 25 e 26,9 estaremos a falar de excesso de peso de grau I. Neste caso, recuperar uma vida saudável não requer recorrer à redução do estômago e o paciente está perto do peso normal. O que é verdade é que é preciso os melhores profissionais para conseguir uma mudança nos hábitos de vida.

Se é um paciente que tem excesso de peso de grau I, perca peso com as dietas Minerva das Clínicas Dorsia desenhadas para perder 10, 15 ou 20 quilos de acordo com as necessidades de cada paciente.  Incluem psicologia, aparelhagem e nutrição para dar um reset dos hábitos de vide a 100%.

Na Dorsia focamo-nos no objetivo de que o nosso paciente não tem um efeito boomerang, reeducando-o e dando-lhe uma dieta com a qual não vai passar fome nem comer alimentos que não gosta.

Eliminar os quilos se tiver excesso de peso de grau II

O excesso de peso de grau II é aquele em que o paciente está num IMC entre 27 e 29,9. Nestes casos, recomendaremos novamente os programas Minerva, se desejar.

Se o paciente tiver problemas para perder peso rapidamente ou quiser ter um método diferente, propomos o Balão Gástrico.  Consiste em colocar uma elipse no estômago que minimiza o tamanho do mesmo, é uma pequena intervenção sem cirurgia.

Após a colocação, a pessoa é saciada muito mais cedo. Isto, junto com a dieta dos nutricionistas da Dorsia e profissionais em psicologia e medicina estética fazem com que o paciente perca peso de forma eficaz.

Obesidade tipo I, preciso perder peso!

O QUE POSSO FAZER SE TIVER OBESIDADE?

Tal como o excesso de peso, a obesidade tem graus diferentes e as soluções que propomos da Dorsia dependerão do grau de obesidade. Que graus de obesidade existem?

  • Obesidade tipo I, pacientes que têm um IMC entre 30 e 34,9
  • Obesidade tipo II, pacientes que têm um IMC entre 35 e 39,9
  • Obesidade tipo III, pacientes com um IMC superior a 40

Obesidade tipo I, preciso perder peso!

As pessoas que têm um IMC entre 30 e 34,9 têm obesidade tipo I, é a fronteira entre o excesso de peso e a obesidade. Quando um paciente vem até nós e depois do estudo observamos que ele tem obesidade tipo I, recomendamos o Método POSE.

O Método POSE é uma redução do estômago sem cirurgia em que a intervenção oral chamada endoscopia reduz o tamanho do estômago. As dobras são feitas no corpo gástrico que fazem a pessoa não ter tanta fome.

Como garantimos que não há efeito boomerang?

  • Incluindo psicologia para trabalhar de onde vem essa fome emocional
  • Contando com os melhores profissionais de nutrição que criam uma dieta divertida e saudável
  • Dando um valor acrescentado combinando procedimentos de nutrição e obesidade com aparelhagem para que o paciente, uma vez que perca peso, não apresente flacidez

Que redução do estômago é recomendada se eu tiver obesidade tipo II?

A obesidade tipo II caracteriza-se pelo paciente ter um IMC entre 35 e 39,9. Nestes casos para eliminar os quilos aconselhamos a recorrer à redução do estômago. Um dos tratamentos pode ser endosleeve gástrica.

Endosleeve é uma intervenção na qual o paciente pode perder até 80% do seu excesso de peso. O tamanho do estômago é reduzido fazendo dobras no corpo gástrico. Após o procedimento vem a mudança de vida do paciente, que irá alcançá-lo uma vez que os profissionais da Dorsia vão estar a acompanhá-la.

Obesidade tipo III, como posso perder peso?

Falamos de obesidade tipo III quando o paciente tem um IMC superior a 40. Estes casos são mais extremos, uma vez que há muito excesso de peso. Uma das recomendações pode ser a Manga Gástrica.

Esta redução do estômago com cirurgia tem demonstrado ter grandes resultados em pacientes com um IMC superior a 40.

Já sabe a diferença entre excesso de peso e obesidade, e o mais importante é que depois de calcular o seu IMC sabe se pode ter excesso de peso ou obesidade e que medidas pode tomar para recuperar uma vida saudável. Faça-o com as Clínicas Dorsia, damos-lhe um leque de possibilidades para perder peso connosco, também na sua primeira consulta faremos um estudo de bioimpedância GRATUITO com o qual saberemos mais sobre a sua composição corporal.

Partilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Marque a sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas
Primeira consulta gratuita

Notícias populares